Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!

A Internet Está Transformando seu Cérebro

terça-feira, 24 de dezembro de 2013


[POSTAGENS] [POSTAGENS~]

A internet é um fenômeno revolucionário na nossa sociedade se igualando ao advento da escrita e das prensas. Não só a internet, assim como essas duas invenções, aumentou o alcance e a velocidade da informação, como ela está alterando os cérebros de seus usuários. Sim, você leu direito, a internet está reprogramando seu cérebro e os cientistas já estão vendo onde as maiores mudanças estão acontecendo e a velocidade com que ocorrem.
Antes de você se preocupar, pare, pense bem e fique tranquilo. Nossos cérebros são grandes máquinas processadoras de informações, a internet revolucionou o jeito com que entramos em contato com as informações. Pensando nesses dois elementos, a internet reprogramar nossos cérebros era uma consequência esperada, o mesmo aconteceu com a escrita e com o advento de livros impressos para todo o mundo e todas as classes sociais. O que os cientistas estão impressionados é com a velocidade com que isso está acontecendo. Como sempre, a velocidade da internet é espantosa.
Como a Internet Está Reprogramando Nossos Cérebros
Mas o que a internet está causando? Os primeiros fenômenos observados é a falta de concentração e a memória. Como com smartphones e redes sociais nós não precisamos mais nos lembrar de nomes, datas, compromissos e quase nenhuma informação, nossa memória está se concentrando mais em localidades do que em fatos. Hoje é mais útil para a sua memória se lembrar de onde as informações estão guardadas do que as informações em si, pois elas estarão sempre à disposição naquele mesmo lugar.
A falta de concentração já sofre devido ao número grandioso de informações que nos expomos ao mesmo tempo graças à internet. Não conseguimos mais nos concentrar em uma só coisa ao mesmo tempo, nossos cérebro está se reprogramando para sempre lidar com um fluxo contínuo e sempre mutante de informações e encontra dificuldades em prestar atenção em uma coisa só.
Um prejuízo que temos por causa da internet é a reflexão. Nós temos o Google para nos dar respostas, então para quê refletir? Qualquer problema que temos o Google nos ensina a resolver, então não precisamos refletir e inventar um jeito novo de resolver problemas. Procuramos respostas prontas, ou métodos e processos prontos. Isso está fazendo de nosso cérebro mais “folgado”, é como se a internet estivesse fazendo com nossos cérebros o que o que o carro e outros transportes rápidos fizeram para os nossos corpos: É muito consumo e pouco exercício. Isso faz com que nossos cérebros fiquem preguiçosos e também deprimidos. A depressão hoje cresce também com a internet.
O que fazer então? Abolir a internet? De jeito nenhum. Como a escrita, a prensa, o controle remoto e o carro, a internet é um passo na nossa evolução como sociedade e não tem como voltar para trás. O que precisamos fazer com os nossos cérebros é nos exercitar. A internet também nos dá mais tempo para atividades criativas, jogos mentais e muitas outras coisas divertidas que podem exercitar nossos cérebro e fazer dele uma máquina mais poderosa com a internet, e não mais fraca. Mas, agora, tem que ser uma decisão de cada um, o que antes era necessidade de sobrevivência.
Comentários


*_______________________________________________________________*


O principal motivo deste blog é trazer entreterimento e ser ''zueiro''. Espero que gostem. (Política de privacidade) Não leve nada a sério